Pesquisar no site


Contato

Um pouco de cada Estilo

 

 

        História do Rock

 

        Origem do rock

Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Elvis Presley - Símbolo do Rock Mundial

 

        O Rock no Brasil

 

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como:Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

 

        História do punk

 

O punk surgiu na década de 70 na Inglaterra. No começo, as bandas tocavam punk rock, estilo que confrontava o som da época: o heavy metal, o pop e outros, onde o público apenas apreciava de longe e não tinha contato com os músicos, pois não passavam de estrelas (popstars). Citam-se bandas como Deep Purple, Pink Floyd, Yes, Black Sabbath, Led Zeppelin e outras, que tinham músicas muito trabalhadas e letras viajantes, fora da realidade que o público vivia. Principalmente, na época da guerra fria e da queda do movimento hippie, que exigia nas ruas o Paz e Amor, enquanto os punks surgiam gritando o caos que enfrentavam e diziam "No future".

O punk quebrou o som feito pra vender, criando algo de poucos acordes e letras da realidade pobre de jovens desempregados e sem futuro. Criticavam o governo, a educação, os políticos, os impostos, a pobreza, o desemprego, a falta de perspectiva e outros problemas. Contudo, bandas como Sex Pistols, criadas para a moda e vender roupas de fetiche de Malcolm McLaren, chamavam a atenção das grandes gravadoras, sedentas de dinheiro deste novo som, feito por "drogados e garotos suburbanos". Acarretando em pouco tempo, uma imagem ruim do que o punk real transmitia, onde muitos foram cooptados para virarem ícones, sifras para gravadoras e até para filmes. Mas os Sex Pistols foram sinceros ao lançarem um play minimalista chamado "Sex Pistols: A grande farsa do rock and roll".

 

        História do heavy metal

 

O heavy metal muitas vezes referido apenas como metal ou Rock Pauleira (termo visto como ofensivo, é um gênero do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, naInglaterra e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso, maciço som, caracterizada por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade".

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um atributo comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 1970, o Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do blues presente na primeira geração do metal britânico; oMotörhead introduziu agressividade e fúria nos vocais, influência do punk rock, e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "headbangers" e também como "metaleiros", embora dentro do universo ou subcultura do heavy metal o termo seja considerado bastante pejorativo e repudiado pela maioria dos apreciadores do gênero.

Na década de 1980, o glam metal se tornou uma grande força comercial com grupos como Mötley Crüe. O Underground produziu uma série de cenas mais extremas e estilos agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metalpermaneceram como fenômenos da subcultura do metal. Desde meados da década de 1990, populares estilos comoalternative metal e suas vertentes mais famosas: industrial metal, rap metal e nu metal, muitas vezes incorporam elementos do hip hop e funk. Já o metalcore, que combina hardcore punk com metal extremo, tem alargado ainda mais a definição do gênero.

 

        História do Thrash metal

 

O thrash metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer, que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980. Em meados do fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuiam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, foram feitas até mesmo compilações utilizando o termo como o New York Thrash compilado em 1978 e lançado apenas em 1982 que continha bandas como Bad Brains, Adrenalin O.D., The Undead entre outras. Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.

 

        História do hardcore

 

Hardcore é o movimento criado por skatistas para poder falar de skate nas músicas. Ele é um movimento revolucionário que possui letras bem variadas, que falam de skate, bebidas e muito skate.E é dividido em fases; os Tr00(Old school que se acham fodões),os Posers(que só esta a 5 anos ou menos na cena mas se acham fodões),os Noob(que curtem Deathcore,Emocore e Oliver Sykes e também se acham fodões) e os Trairas(Que hoje curtem Axe Music e Reginaldo Rossi) Não é dificil criar uma banda hc, basta uma guitarra, um baixo, uma bateria e um microfone. Nem precisa de músicos, é melhor deixar os instrumentos tocarem sozinho. Não é dificil tocar hc, basta 2 dias de prática, para assim criar muitas músicas de hardcore com os mesmos ritmos e mesmas batidas. O Hardcore se diferencia dopunk porque os punks não costumam falar de skate e os hc só falam de skate. E os hc também não gostam de anarquia, só de baderna. Para ser um verdadeiro hc, só precisa dizer que gosta de skate e que odeia políticos. Se você já será um verdadeiro hc.

 O Hardcore surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1910, quando não se tinha nada pra fazer a não ser ficar andando de skate. Todo mundo já estava enjoado de ficar só andando de skate e resolveram fazer música. Juntaram 4 pessoas que não sabiam tocar nada e criaram uma banda. Nas letras eles falavam de skate, bebidas e outras coisas de skate. Era o inicio da primeira banda hc. O movimento foi ganhando território e se espalhou pelo mundo. Como não era tão dificil tocar, pessoas de todas as idades e que não sabiam tocar nada começaram a criar bandas de hc, alguns desses ficaram famosos. Quando surgiu o movimento emo, o Hardcore ficou ainda mais conhecido, mas de uma maneira errada porque todo mundo achava que hc e emo era a mesma coisa. Isso fez todos os hc desistirem de suas bandas de hc e virarem emo. Agora alem de skate eles falam de amor e de skate... E de amor pelo skate.

 

        História do estilo Gótico/dark

 

Gothic metal (também conhecido como goth metal ou metal gótico) é um gênero do heavy metal que evoluiu dodoom metal, e caracteriza-se por seu clima melancólico e um enfoque sombrio em temas como religião, sexualidade emorte. A maioria das bandas do gênero utilizam elementos da música erudita como coros e orquestras (produzidos, na maioria das vezes, por sintetizadores) e vocais líricos. O gothic metal está totalmente relacionado aos mais variados gêneros que existem dentro do cenário heavy metal. Mesmo possuindo uma certa influência do rock góticodos anos 1970 e 80, o gothic metal não é de forma alguma um tipo de música gótica, pelo fato da subcultura gótica nunca ter tido nenhuma relação com o metal. Por essas e outras razões, discursos como "não existe gothic metal" já estão se tornando comuns nos dias de hoje. O gothic metal de fato existe, levando-nos a refletir se a origem do problema é realmente uma taxonomia musical. O termo foi cunhado por Nick Holmes, vocalista do Paradise Lost e o álbum Icon lançado em 1993 pela banda, já apresentava essa sonoridade.

 

        História do Pop Rock

 

O Pop rock é uma variação do estilo musical conhecido como rock, num estilo popular, com atitudes mais calmas, próximo ao estilo comum de música pop.

A indústria de ídolos da música popular americana já existia, mas abraçou o rock com especial paixão. Compositores como Leiber & Stoller e produtores como Phil Spector foram fundamentais para o surgimento de fenômenos como os Beatles.

Antes já havia astros pop como Mills Brothers e Paul Anka e astros do rock como Chuck Berry, Bo Diddley e Buddy Holly, daí começou a onda de pop rock, primeiramente com Elvis, e um pouco depois os Beatles, que tinham um estilo mais alternativo e progressivo do que o que tinha Elvis. No final dos anos 60 (em 1967), os Bee Gees fazem hits pop rock, como Massachussets, To Love Somebody e Words.

 

        História do Blues

 

O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.

 

        História do rock progressivo

 

Rock progressivo (também abreviado por prog rock ou prog) é um estilo de música de rock que surgiu no fim dadécada de 1960, na Inglaterra. Conseguiu se tornar muito popular na década de 1970, mas ainda hoje possui muitos adeptos.

O estilo recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o rock estadunidensehistoricamente, influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Ao longo dos anos apareceram muitos sub-géneros deste estilo tais como o rock sinfônico, o space rock, o krautrock, o R.I.O e o metal progressivo. Praticamente todos os países desenvolveram músicos ou agrupamentos musicais voltados a esse gênero.